28/03/2017

MÉTODO TEvEP

Uma metodologia exclusiva – HOMOSAPIENS

Metodologia criada por Eduardo Shana, pesquisador e diretor acadêmico da HomoSapiens, Escola de Planejamento. É um método de planejamento para fazer acontecer. Ele funciona como um “protocolo” de comunicação entre as pessoas e facilita a organização das informações e a mobilização de recursos.


O TEvEP é um acrônimo de Tempo, Evento, Espaço e Pessoa.

Estes são os quatro princípios básicos do planejamento e para cada princípio, são utilizados desenhos e grafismos para facilitar o entendimento.

O TEMPO é o fio condutor onde penduramos os nossos eventos.

Os EVENTOS, sejam pessoais, sociais ou profissionais, precisam ter significado para as pessoas e podem causar conforto ou desconforto. Todo evento é um parêntese no Tempo.

O ESPAÇO é o que hospeda cada evento de nossa vida: o banheiro, o quarto, o carro, a rua, o local de trabalho. É onde o evento acontece.

As PESSOAS participam de eventos como “pilotos” ou “passageiros”, ou seja, organizam ou se envolvem no evento, tal como o organizador e o convidado de uma festa.

Cada evento tem um “código genético” que faz com que o seu significado atenda ou não às expectativas das PESSOAS impactadas por ele.